recent posts

Tricotilomania : Você sabe o que é?

Oi gente, tudo bem? O post de hoje, é voltado para um distúrbio silencioso, que a blogueira que vos fala, possui, e resolveu escrever NESSE MOMENTO pra ver se passa alguns minutos com as mãos ocupadas. ;~~


Você sabe o que é TRICOTILOMANIA? Retirei esses trechos do sites Tricotilomania Online e Minha vida, para explicar para vocês o que eu estou passando e muita gente (MAS MUITA MESMO) passa, e por ser chamada de LOUCA, preferimos não falar para ninguém. Porém, como hoje eu estou 'muito atacada', resolvi fazer esse post e ajudar você ou se você conhece alguém que tenha, repasse pra ela também!





Minha vida: Tricotilomania é o impulso urgente e irreprimível da pessoa arrancar o próprio cabelo ou pelos, seja do couro cabeludo, sobrancelhas ou outras partes do corpo. É um tipo de transtorno compulsivo, como o transtorno obsessivo compulsivo (TOC). A pessoa sabe que o que está fazendo não é certo, mas não consegue se controlar e continua puxando e arrancando fios de cabelo. 
Em algumas pessoas a tricotilomania é algo simples e que ela consegue controlar. Outras têm um impulso tão forte que chegam a ficar com regiões sem cabelo e precisam esconder o problema.
Os fatores de risco que aumentam as chances de ter tricotilomania são:
Tricotilomania Online: Tricotilomania  é um distúrbio crônico que faz com que a vítima sinta um desejo incontrolável de arrancar seus cabelos, levando a uma notávelcalvície e provocando trauma, vergonha eacanhamento. Os lugares mais frequentes são: couro cabeludo, sobrancelhas e cílios. Outros lugares como barba e pêlos pubianos tambémpodem fazer parte dos locais escolhidos. 
Crianças também podem exibir esse comportamento arrancando os pêlos dos seus animais de estimação. Pessoas que sofrem de TTM, costumam brincar com os cabelos que arrancam, examinando a raiz, passando os cabelos nos seus lábios, mordendo e até mesmo comendo-os (Tricotilofagia). Essas pessoas sabem perfeitamente que esse comportamento não faz sentido algum, e por isso envergonham-se e tentam esconder a TTM.
Para muitas pessoas esse comportamento começa ainda na infância ou adolescência e dura por toda a vida, levando- as a calvície total.  A Tricotilomania pode ser causada por acúmulo de estresse ou atividades sedentárias, durante as quais as mãos estão livres. Existem várias teorias envolvendo a TTM.

Estou no topo de uma crise de ansiedade e estou arrancando tudo o que posso da cabeça. Já tinha tido uma melhora, mas com estresse e correria, é como se fosse algo onde eu 'relaxasse'. A sensação de arrancar um fio, e enrolá-lo nos dedos, é inexplicável. Não tem como definir. Só sei que, é como se fosse um alívio NAQUELE MOMENTO, e logo depois de alguns minutos ou horas, tudo volta de novo e a vontade de arrancar é maior.
Pra muitas pessoas é LOUCURA; "Essa menina é doida, passa o dia arrancando esses cabelo" "Que negócio de tratamento, isso é loucura"... São frases assim, que me deixam envergonhada para buscar ajuda. Porém, minha TTM só está assim, (por motivos pessoais) devido grande estresse, sedentarismo e falta de uma alimentação correta. O pior de tudo, é saber que os tratamentos são escassos.  



Alguns podem arrancar só fios que estão nascendo ou os mais curtos, os mais grossos, os longos, os com textura ou cor diferentes, o grosso ou o escuro. Alguns arrancadores de cabelos demonstram interesse no cabelo alisando-o, sentindo o fio na mão, correndo o fio entre os lábios, mordendo a raiz ou comendo o fio ou parte dele. A tricotilomania é muito mais que uma 'mania' de arrancar os fios de cabelo. É um distúrbio sério que vem acompanhado de outros problemas e merece muita atenção e que pode trazer danos irreversíveis ou de difícil tratamento.


Entrei em alguns grupos no facebook, e vi pessoas em situações piores que a minha. Tem gente que chega a COMER os fios. Isso já é outro transtorno.
Pessoas sem auto-estima, que não saem de casa devido as falhas enormes na cabeça. Tricotilomania é uma doença silenciosa que te destrói, e te faz refém dela para se livrar dos problemas (temporariamente)instantaneamente. 
Portanto se você possui TTM, ou conhece alguém que tem, não o julgue. Procure ajudá-lo distraindo, fazendo algo. Eu ainda não entendi o porquê de ter essa coisa, mas sei que acaba com a auto estima. Os meus cresceram mas já arranquei de novo, e a área arrancada já está com os cabelos bem ralinhos :( Muitas vezes já arranquei quando estava chorando e isso fez com que eu arrancasse 10x mais.
O tratamento da TTM é feito com psicólogos/psiquiatras ou em casos mais extremos é feito o uso de medicação.
Não tenha vergonha disso! Você pode ser linda de todas as formas. A sociedade te julga por algo que não sabe e isso dói muito. Mas sejamos fortes para enfrentar todas as tribulações vividas, ok? Estamos unidas nessa!
Se você conhece alguém, ou se você sofre com a TTM, compartilha comigo. Vou procurar especialistas na área e prometo voltar, ok? Grande beijo e não me deixa de seguir no insta @kalynelimas ! :*



3 comentários :

  1. Muito interessante isso. Eu sei que tem uma outra blogueira que tem o mesmo distúrbio. Talvez tratando a ansiedade diminua o problema.
    www.deisedallagnol.com

    ResponderExcluir
  2. Eu também passei por isso, mas consegui parar ainda no começo. Uma amiga minha disse que meu cabelo estava com uma pequena falha. Eu fiquei com medo e decidi parar de arrancar os fios.

    Uma dica q eu t dou é tentar entender o que te leva a fazer isso. Geralmente é para descarregar a raiva, a tristeza, a ansiedade... Então quando vc se sentir com vontade de puxar os fios. Para e conversa consigo mesma, se pergunta: Por que eu estou me sentindo assim? O que aconteceu? Por que aconteceu? E como eu me sinto em relação a esse acontecimento? E repete para sim mesma que arracar os fios do cabelo não vai te fazer sentir melhor, que só vai te fazer ficar pior. diz a si mesma que vc não quer fazer isso. Que você precisa se acalmar e pensar em um jeito melhor de resolver as coisas.

    Isso funcionou comigo. Experimenta fazer e não desisti. Claro que se vc tiver ajuda de um especialista vai ser bem melhor. E conversa com seus pais eles também podem te ajudar.

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Amei essa postagem! Beijos de luz!

    ResponderExcluir